Novo edital do Programa Trilha irá formar mais jovens em tecnologia da informação no estado
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), prepara o lançamento de novo edital do programa Trilhas, que investe na qualificação de jovens que focam na Tecnologia da Informação.
Em sua 1ª edição, o Trilhas beneficiou 100 jovens de 18 municípios, o que resultou na empregabilidade de todos eles. O investimento do Governo do Maranhão foi de R$ 200 mil por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), garantindo qualificação nas trilhas de Programação (Full Stack), Design e Experiência do Cliente, e Ciência de Dados.
A partir de uma capacitação de 16 semanas com conteúdo técnico e 100% online, além da oferta de bolsa no valor de R$ 500, o Trilhas alinha os jovens às oportunidades e às complexidades técnicas das empresas, assegurando que eles consigam suprir as crescentes demandas locais e internacionais nesta área reconhecida por gerar empregos de alto valor agregado.
O secretário de Tecnologia Davi Telles, afirmou que foi percebida a possibilidade de transformar o Trilhas em um forte programa de empregabilidade em áreas em que há bons empregos, bons salários e que não há desemprego.
O governador Carlos Brandão, já assumiu o compromisso e determinou para lançarmos um edital aumentando de 100 para 1 mil vagas. Faremos isso com um nível de profissionalismo muito grande, da mesma maneira como fizemos na 1ª edição, para essas três linhas de aprendizagem: Programador e Desenvolvedor de Software, Data Science, e Designer de Experiência do Usuário”, anunciou o secretário.