4 dicas para se recolocar no mercado de trabalho
O mercado de trabalho tem sido dinâmico para diversos setores e empresas de diferentes segmentos estão procurando preencher suas vagas abertas. Segundo pesquisa do IBGE, a taxa de desocupação de maio a julho deste ano atingiu 9,1%, menor percentual desde dezembro de 2015.
Essa redução também é resultado do aumento do emprego informal no país. Porém, esse número ainda é muito alto, já que representa 9,9 milhões de pessoas. Nesse cenário, há oportunidades para quem busca se recolocar no mercado ou deseja um novo desafio na carreira. Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, apresenta dicas para quem deseja fazer uma movimentação na carreira e ter um currículo atrativo para o setor de recursos humanos.
- Faça a lição de casa: pesquise sobre a empresa
É importante que o candidato seja curioso e demonstre interesse pela empresa na qual deseja trabalhar. Pesquise sobre qual tipo de serviço ou produto a instituição oferta ao mercado. Além disso, perguntar mais informações sobre a instituição e a vaga demonstra um engajamento maior e interesse em fazer parte da empresa.
- Prepare-se com antecedência
A entrevista de emprego nada mais é do que uma conversa. É importante ser pontual e estar de modo adequado à situação, entendendo o perfil da empresa. Para que a conversa seja fluida, o ideal é estar bem preparado e ser direto para falar sobre suas habilidades e experiências passadas.
- Desenvolva “soft skill”
Segundo uma pesquisa do Infojobs, 77,2% dos profissionais de RH acreditam que hard e soft skills possuem a mesma importância nos processos seletivos. Enquanto, para 20,3%, as soft skills (habilidades interpessoais) já são mais importantes. Isso demonstra que cada vez mais as empresas buscam por essas especialidades nos profissionais. Por isso, fazer um exercício de autoconhecimento é importante para destacar suas principais habilidades comportamentais.
- Use as redes sociais
Use as redes sociais que têm objetivo corporativo. Mantenha o seu perfil atualizado, descreva a sua experiência profissional e procure espaços para acrescentar o seu portfólio. O seu perfil nesses canais deve traduzir e seguir o seu real pensamento em uma entrevista de emprego.
De acordo com Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, é fundamental manter o currículo atualizado nos sites de emprego: “As empresas pesquisam com frequência por candidatos em nossas bases de dados, inclusive de processos seletivos anteriores, então é importante que se tenha as informações o mais atualizadas possíveis, o que pode garantir a consolidação do interesse da empresa por determinado candidato”, afirmou a executiva