SENAI-MA oferece mais de 500 vagas de cursos técnicos gratuitos

Os cursos são presenciais e semipresenciais e estão destinados a candidatos que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio.
0
208

 O processo seletivo de acesso aos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio integra o Programa SENAI de Gratuidade Regimental. Estão sendo oferecidas 541 vagas distribuídas em 10 cursos nos Centros de Ensino Profissional e Tecnológico do SENAI em Balsas, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Rosário e São Luís. As inscrições vão até o dia 11 de janeiro através do link  https://www.fiema.org.br/senai, em etapa única.

As 541 vagas são 100% gratuitas e destinadas a pessoas com baixa renda, preferencialmente, trabalhador – empregado ou desempregado – matriculado ou que tenha concluído a Educação Básica.  Para se inscrever é necessário anexar o Histórico Escolar do Ensino Fundamental II da Educação Básica, RG e CPF, além de preencher as informações solicitadas no formulário. Serão utilizadas como critério de seleção as notas de matemática e português da antiga 8ª série ou atual 9º ano.

Todos os cursos são na modalidade Técnico de Nível Médio, presencial ou semipresencial, em diferentes turnos. Para o SENAI de Balsas e de Rosário estão sendo oferecidas 25 vagas em cada unidade para o curso de Técnico em Informática para Internet.

Em Bacabal são 25 vagas para Técnico em Edificações. Em Imperatriz, as 55 vagas são para Técnico em Edificações (30) e Técnico em Eletromecânica (25).

Em São Luís são  165 vagas no total distribuídas da seguinte forma:

No SENAI Distrito Industrial, na BR-135, há vagas para Técnico de Segurança no Trabalho (60) e Técnico em Edificações (25);

no Monte Castelo, os candidatos podem se inscrever para Técnico em Redes de Computadores (40) e Técnico em Eletrônica (40).

Em Caxias está concentrado o maior número de vagas: 246. Elas estão distribuídas em:

Técnico em Eletroeletrônica (duas turmas com 25 e 50 vagas);

Técnico em Eletromecânica (21);

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (25);

Técnico em Segurança no Trabalho (duas turmas com 35 e 40 vagas);

Técnico em Eletrônica (25) e Técnico em Eletrotécnica (25).

A seleção será em etapa única, de caráter classificatório e eliminatório. Serão considerados aprovados os candidatos com notas iguais ou superiores a 6.0 em cada uma das duas disciplinas. Como critérios de desempate serão usadas a nota de matemática, a de português e o candidato mais velho, nesta ordem.