IFMA abre 750 vagas para cursos técnicos de nível médio na modalidade PROEJA

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13 de novembro pela internet.
0
0

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo de cursos técnicos de nível médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Com 750 vagas disponíveis, o programa é voltado para pessoas com 18 anos ou mais que desejam concluir o Ensino Médio enquanto adquirem uma formação técnica. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13 de novembro pela internet.

Os cursos são oferecidos em 17 campi do IFMA, incluindo Açailândia, Bacabal, Imperatriz, São Luís e outras cidades do estado. Entre as opções de cursos estão Administração, Agroindústria, Eletrotécnica, Gastronomia, Panificação, Rede de Computadores e Vestuário. O edital completo com o quadro de vagas, turnos e locais está disponível no site oficial do processo seletivo.

Seleção por análise socioeconômica

Não haverá provas para este processo seletivo. Os candidatos serão avaliados por meio de um Questionário Socioeconômico, preenchido no ato da inscrição. O resultado será divulgado no dia 3 de janeiro de 2025, com as matrículas dos aprovados na primeira chamada ocorrendo entre 7 e 17 de janeiro de 2025.

Sistema de cotas

O IFMA mantém um sistema de cotas que garante que 50% das vagas em cada curso sejam destinadas a candidatos que cursaram o Ensino Fundamental em escolas públicas. Dentro dessa porcentagem, 50% são reservadas para aqueles com renda familiar bruta de até um salário mínimo per capita, enquanto a outra metade abrange estudantes de qualquer faixa de renda.

Além disso, as vagas reservadas atendem critérios de diversidade, com 79,84% destinadas a pretos, pardos e indígenas, 9,10% a pessoas com deficiência e 3,97% a quilombolas. Também há a reserva de 2,5% das vagas para pessoas com deficiência, independente da origem escolar, renda ou raça/etnia.

O PROEJA é uma oportunidade para jovens e adultos que buscam não apenas concluir o Ensino Médio, mas também garantir uma qualificação técnica para ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.