Com a proximidade das festas de fim de ano, o comércio em São Luís prevê um aquecimento no mercado de trabalho, especialmente no setor varejista. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) estima a criação de 1.404 novas vagas temporárias no estado para o último trimestre de 2024, sendo 726 delas concentradas em São Luís. Esse crescimento é impulsionado pela expectativa de alta nas vendas durante datas como Black Friday e Natal.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), que serve como termômetro do otimismo empresarial, registrou em outubro uma pontuação de 121,6 em São Luís, acima da zona de otimismo, que é de 100 pontos. Esse valor também representa um aumento de 3% em relação a setembro, indicando uma visão positiva dos empresários sobre as condições econômicas e, principalmente, sobre a intenção de contratar (+5%).
Esse otimismo no comércio local também é impulsionado por um comparativo com o ano anterior, que traz boas projeções. No mesmo período de 2023, o setor gerou 659 novos postos de trabalho em São Luís e 1.273 em todo o Maranhão, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em 2024, a expectativa é de um crescimento de 10,3% na oferta de vagas em comparação com o ano passado.
“O cenário é animador para o comércio maranhense. A confiança dos empresários está alinhada com as expectativas dos consumidores, o que aumenta vendas e lucros, possibilitando a abertura de novas vagas de emprego”, avalia o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó. Ele destaca que o aumento na ocupação e na renda familiar deve contribuir diretamente para o poder de compra das famílias, gerando um círculo positivo de consumo e criação de empregos no setor.
Para o comércio maranhense, o fortalecimento das contratações temporárias representa não apenas um reflexo da confiança no cenário econômico atual, mas também uma oportunidade de consolidar o mercado de trabalho local, mantendo o otimismo para os próximos períodos.