ENEM 2025: resultado já está disponível, e matrículas em instituições federais começam sexta-feira (17)
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já podem ser acessados na Página do Participante. Para conferir as notas, os candidatos devem realizar login por meio do sistema gov.br, utilizando CPF e senha cadastrados. Entretanto, muitos estudantes enfrentaram dificuldades devido à instabilidade no site.
É importante ressaltar que os treineiros, alunos que ainda não concluíram o ensino médio e realizaram o exame como forma de preparação, terão acesso aos seus resultados em até 60 dias, conforme previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Enem desempenha um papel central no acesso ao ensino superior no Brasil. As notas podem ser utilizadas para:
- Concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
- Ingressar em instituições privadas, com financiamento via Fies ou bolsas pelo Prouni;
- Ser aceitas em diversas universidades internacionais.
O Sisu, programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para instituições públicas, terá início na próxima sexta-feira, dia 17 de janeiro.
Como consultar o resultado:
- Acesse a Página do Participante no site: enem.inep.gov.br/participante;
- Clique em “Página do Participante – entrar com gov.br”;
- Insira seu CPF e clique em “Continuar”;
- Digite sua senha e selecione “Entrar”;
- Na aba “Resultado”, selecione a opção referente a 2024.
As matrículas nas instituições federais para os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, utilizando as notas do Enem 2024, serão entre 17 e 21 de janeiro de 2025. É importante que os candidatos selecionados realizem a matrícula ou o registro acadêmico diretamente na instituição para a qual foram aprovados dentro desse período. O resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro de 2025. Além disso, os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre 26 e 31 de janeiro de 2025.