Mais Inclusão: Grupo Mateus promove Dia “D” para contratação de Pessoas com Deficiência

0
0

Desde criança, Pedro Antero convive com uma deficiência visual em um dos olhos, mas isso nunca impediu sua determinação em buscar crescimento profissional. Aos 31 anos, morador do Maiobão, ele tem Ensino Médio completo e deseja encontrar uma oportunidade que valorize seu potencial. “A inclusão é fundamental para que todos tenham a chance de mostrar o que sabem fazer. Só preciso de uma oportunidade para provar que sou capaz”, afirma Pedro, que, assim como muitos brasileiros com deficiência, enfrenta desafios no mercado de trabalho.

Pensando em histórias como a dele, o Grupo Mateus, por meio do projeto Mais Inclusão, realizará no dia 26 de março, quarta-feira, um evento especial para a contratação de Pessoas com Deficiência (PCD). O processo seletivo ocorrerá no pólo administrativo do Grupo, Mateus, RH do Grupo Mateus (ao lado do Black Swan) na Cohama, que conta com infraestrutura acessível. A equipe de RH das lojas estará presente para agilizar os atendimentos, que contarão também com o apoio de intérpretes para candidatos com deficiência auditiva. “Nosso objetivo é tornar o processo mais inclusivo e garantir um atendimento adequado para cada candidato”, destaca Railma Lima, Gerente de RH de Operações do Grupo Mateus.

Os interessados devem comparecer ao local entre 8h e 17h, portando laudo médico que comprove a deficiência. As vagas são para áreas operacionais de supermercado e setores administrativos. Além disso, o Grupo Mateus direciona cada candidato para funções e unidades que atendam suas necessidades e acompanha o colaborador durante e após o período de experiência. “Nosso RH de loja monitora de perto para garantir que cada profissional esteja 100% integrado ao ambiente de trabalho”, acrescenta Railma.

A iniciativa faz parte de um esforço contínuo do projeto Mais Inclusão, que mantém contratações ao longo do ano e parceria com instituições para divulgar vagas. No Brasil, dados do e-Social de 2024 indicam que havia 545,9 mil trabalhadores com deficiência no país. A maioria possui deficiência de locomoção (237.074 pessoas), seguida pela visual (98.977), auditiva (95.946) e mental (39.501). Apesar disso, a Pnad Contínua de 2022 revelou que apenas 29,2% das pessoas com deficiência participavam do mercado de trabalho, contra 66,4% das pessoas sem deficiência.

A Lei de Cotas determina que empresas com mais de 100 funcionários reservem vagas para trabalhadores PCD, de acordo com o número de empregados. Empresas com 201 a 500 funcionários devem destinar 3% das vagas, enquanto aquelas com mais de 1.000 funcionários precisam garantir 5% das oportunidades.

Serviço:

Local: Rh Grupo Mateus (ao lado do Black Swan) na Cohama
Data: 26 de março de 2025 – das 08h às 17h
Requisitos: Ser maior de 18 anos, laudo médico que comprove a deficiência, ter disponibilidade de horário e documentos pessoal