Ministério da Educação divulga resultado da Primeira Chamada do Sisu 2024

Os selecionados na primeira chamada têm o período de 1º a 7 de fevereiro para realizar a matrícula ou registro acadêmico na instituição.
0
0

Na tarde desta quarta-feira, o Ministério da Educação (MEC)  divulgou o  resultado definitivo da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. A ansiedade gerada pelo adiamento da divulgação, causado por problemas técnicos, deu lugar à expectativa e comemoração para os candidatos selecionados.

Com um impressionante número de 1.271.301 inscrições, correspondendo a 57,6% dos candidatos aptos para esta edição do programa, o Sisu 2024 registrou a maior taxa de participação dos últimos sete anos. Um marco que reflete o interesse crescente dos estudantes em buscar oportunidades no ensino superior por meio dessa plataforma.

Para o primeiro e segundo semestres de 2024, o processo seletivo disponibilizou 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, distribuídos entre 127 instituições de educação superior participantes do programa. Destas vagas, 53,6% são destinadas a ações afirmativas, em conformidade com a Lei de Cotas, promovendo a inclusão de estudantes pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, e aqueles que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Os selecionados na primeira chamada têm o período de 1º a 7 de fevereiro para realizar a matrícula ou registro acadêmico na instituição, seguindo os procedimentos e documentos indicados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu. O MEC destaca a responsabilidade do candidato em observar todas as orientações e prazos estabelecidos por cada instituição.

Uma novidade deste ano é a única etapa de inscrição, permitindo que a lista de espera seja utilizada ao longo de todo o ano. Os candidatos que não foram selecionados podem manifestar interesse na lista de espera de 31 de janeiro a 7 de fevereiro, através do Portal Único. A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior está programada para o dia 16 de fevereiro, proporcionando uma segunda chance aos estudantes.