“Qualifica Maranhão”: Governo lança programa itinerante de capacitação profissional para estudantes e comunidades

A seleção dos participantes será realizada via edital, priorizando critérios como ordem de inscrição, renda, idade e escolaridade.
0
0

O governador Carlos Brandão lançou oficialmente o Qualifica Maranhão, um ambicioso programa de capacitação profissional voltado, inicialmente, para quatro mil estudantes do ensino médio, com foco na inclusão e na geração de emprego e renda em todo o estado.

O governo vai oferecer dez carretas adaptadas como salas de aula móveis. Os veículos, totalmente equipados, irão oferecer cursos com duração entre 40 e 60 horas nas áreas de corte e costura, cabeleireiro, gastronomia, eletricista, mecânica de motos, refrigeração e climatização, multicursos, além de capacitação para garçom e barman. A proposta é que as carretas cheguem aos municípios mais distantes, promovendo qualificação onde, até então, não havia acesso a esse tipo de oportunidade.

Cada carreta permanecerá cerca de um mês em cada município, ofertando turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. Durante esse período, os alunos terão acesso a material didático, ferramentas específicas para as aulas práticas e apoio de escolas da rede estadual, com uso de banheiros e bebedouros. As capacitações ocorrerão no contraturno escolar, e, à noite, serão abertas à comunidade local. Ao final do curso, todos os participantes receberão certificado digital.

A seleção dos participantes será realizada via edital, priorizando critérios como ordem de inscrição, renda, idade e escolaridade. Já a escolha dos municípios seguirá indicadores como população, IDH e demanda por profissionais qualificados.