O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) lançou um edital de concurso público para a contratação de 602 analistas com especialização em Tecnologia, além da formação de cadastro de reserva. As vagas têm remuneração inicial de R$ 9.025,73 e serão distribuídas entre ampla concorrência (361), pessoas com deficiência (121) e pessoas negras (120).
O cargo exige graduação ou curso de pós-graduação na área de tecnologia, com carga horária mínima de 360 horas. O modelo de trabalho será flexível, permitindo que os candidatos aprovados optem entre trabalho presencial ou remoto. O concurso é nacional, mas os candidatos devem selecionar uma das regionais do Serpro no momento da inscrição.
De acordo com Marcelo Noronha, gestor de carreiras do Serpro, os aprovados no concurso também poderão atuar em trabalho remoto no exterior, desde que atendam às condições estabelecidas em normativos vigentes.
O concurso será composto por duas provas, sendo a primeira objetiva, com conhecimentos básicos e específicos, e de caráter eliminatório e classificatório. Ela será realizada em todas as 26 capitais de cada estado e no Distrito Federal, na data provável de 23 de julho de 2023.
As inscrições estarão abertas das 10 horas da próxima segunda-feira, 24, até as 18 horas de 2 de junho, e poderão ser feitas pelo site do Cebraspe. A taxa de inscrição é de R$ 100, mas os inscritos no CadÚnico ou doadores de medula óssea podem solicitar isenção. O edital completo pode ser conferido no site do Serpro.