UEMA abre 1.200 vagas para cursos gratuitos voltados à população idosa

Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro de 2025, de forma presencial ou virtual.
0
0

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), abriu inscrições para 1.200 vagas no Programa Universidade Aberta Intergeracional (Unabi) 2025. A iniciativa visa oferecer oportunidades educacionais e sociais para a população idosa, promovendo inclusão digital e desenvolvimento cognitivo.

O Unabi 2025 oferecerá dois cursos: Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital e Educação para o Envelhecimento. As atividades buscam inserir os idosos no ambiente educacional, social e cultural, contribuindo para sua qualidade de vida e estimulando a interação entre gerações.

Serão ofertadas 1.200 vagas distribuídas nos 20 campi da UEMA, sendo:

  • 30 vagas para o curso de Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital, voltado a pessoas a partir de 55 anos, com prioridade para quem tem 60 anos ou mais.
  • 30 vagas para o curso de Educação para o Envelhecimento, exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais.

As atividades ocorrerão em Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, São Bento, Santa Inês, São Luís, Timon e Zé Doca.

Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro de 2025, de forma presencial ou virtual:

  • Presencial: comparecendo ao campus da UEMA onde o programa será ofertado, preenchendo um formulário e entregando a documentação necessária.
  • Virtual: acessando o formulário online AQUI e anexando os documentos exigidos em formato PDF.

Documentos obrigatórios:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Comprovante de residência referente ao município do campus para o qual foi feita a inscrição.

Cada candidato pode se inscrever em apenas um dos cursos. Não serão aceitas inscrições de pessoas que participaram do mesmo curso entre 2020 e 2024.