UEMA abre inscrições para o curso de licenciatura em Educação Quilombola

Os interessados têm até o dia 2 de junho para se inscreverem, e a prova está programada para o dia 2 de julho.
0
0

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) acaba de abrir o período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Acesso ao Curso de Licenciatura em Educação Quilombola (Proetnos 2023). Os interessados têm até o dia 2 de junho para se inscreverem, e a prova está programada para o dia 2 de julho.

O processo seletivo é direcionado para quilombolas que tenham concluído o ensino médio ou equivalente até 2022, pertencentes a uma comunidade quilombola devidamente reconhecida e indicados pelas lideranças locais. O edital com todas as informações sobre o processo seletivo pode ser acessado clicando aqui.

O curso será oferecido na modalidade parcelada ou de alternância, com aulas ministradas às sextas-feiras e sábados nos respectivos campi onde serão realizadas as atividades. O objetivo principal é formar e capacitar professores quilombolas para atender às demandas educacionais das comunidades, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.

Para esta edição do processo seletivo, estão sendo disponibilizadas 60 vagas, divididas igualmente entre os campi de Itapecuru Mirim e São Bento. Os candidatos devem escolher apenas um campus no momento da inscrição, sendo que alterações posteriores não serão permitidas.

O Proetnos, Programa de Formação Docente para atender a Diversidade Étnica do Maranhão, foi criado pela UEMA com o propósito de formar e qualificar professores para assumir o processo de educação nas terras dos povos e comunidades tradicionais do estado. A iniciativa busca garantir a autonomia desses territórios, uma vez que os futuros professores devem ser exclusivamente oriundos de suas próprias comunidades.